O Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) no Aeroporto Internacional de Curitiba foi realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná até setembro de 2018, ocasião em que a INFRAERO, que na época administrava o aeroporto, resolveu terceirizar o serviço. A partir daí o serviço passou a ser realizado por Bombeiros Civis de Aeródromo.
O primeiro distintivo foi criado em 01 de abril de 2019 pelo Bombeiro de Aeródromo Divano da Costa para representar os bombeiros civis de aeródromo que prestavam serviço no SESCINC. Ele foi utilizado até 2022.
O segundo distintivo foi criado pelo Bombeiro de Aeródromo Mauro Ransolim, em março de 2022, por ocasião da entrada da nova empresa de prestação de serviço. Ele foi utilizado provisoriamente até maio de 2022, quando os bombeiros aprovaram o terceiro distintivo criado, também, por Mauro Ransolim.
SESCINC do Aeroporto de Joinville/SC
O SESCINC do Aeroporto de Joinville foi guarnecido por bombeiros orgânicos da Infraero desde a sua inauguração, em 1985, até 1994. A partir daí, o SESCINC passou a ser guarnecido por Paramédicos do 8º BPM de Joinville até 1999. Nesse período, não foi adotado um distintivo.
De 1999 até 2010, o SESCINC foi guarnecido pelos bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Nesse período, foi adotado o primeiro distintivo idealizado pelo bombeiro de aeródromo da Infraero Vanio Cesar Mattei.
De 2010 a 2015 o SESCINC foi guarnecido por bombeiros civis de empresas terceirizadas. E de 2015 até 09 de março de 2022, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville guarneceu o SESCINC. Nesse período, foi adotado o segundo distintivo, também idealizado pelo Sr. Vanio Cesar Mattei.
O primeiro distintivo foi utilizado pelo Pelotão Contraincêndio (PCI) da Base Aérea de Canoas (BACO) até 2002, ocasião em que o Batalhão de Infantaria (BINFA) dessa Base, ao qual o PCI era subordinado, foi transformado em uma Unidade Sediada (Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Canoas – BINFAE CO). Devido a esse fato, o segundo distintivo foi adotado pelo PCI a partir de 2002. Algum tempo depois, por volta de 2008, o distintivo foi modificado para o formato de escudo português.
SESCINC da Aeroporto Municipal de Santa Maria/RS – Base Aérea de Santa Maria (BASM)
O Aeroporto Municipal de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, é um aeroporto compartilhado devido ao fato dele compartilhar o uso de sua pista de pouso/decolagem e infraestrutura aeroportuária com uma Organização Militar (OM) da Aeronáutica, a Base Aérea de Santa Maria (BASM).
O primeiro distintivo do Pelotão Contraincêndio (PCI) da Base Aérea de Santa Maria (BASM) foi confeccionado em 2012 para a realização de um evento. Logo depois, ele passou por alguns ajustes sendo transformado no segundo distintivo.
Em dezembro de 2016, com a reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB), a denominação da BASM é alterada para ALA-4. Com isso, a inscrição BASM é substituída por ALA-4 no distintivo (terceiro distintivo).
Em 2021, ocorre uma nova reestruturação na FAB e a ALA-4 volta a ser denominada de BASM. Com isso os Bombeiros retomam o uso do segundo distintivo.