Distintivos dos SESCINC da Região Norte

SESCINC da Base Aérea de Manaus (BAMN)

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Até o início de 1976, o Pelotão Contraincêndio da Base Aérea de Manaus (BAMN) atuou no antigo Aeroporto de Ponta Pelada, que ficava situado no bairro Crespo, na zona sul de Manaus, devido ao fato desse aeroporto ter sua pista e infraestrutura compartilhada com a BAMN. Com a inauguração do novo Aeroporto Internacional de Manaus, em 26 de março de 1976, o Aeroporto de Ponta Pelada ficou exclusivo para as operações da BAMN e Grupamentos Aéreos do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

SESCINC do Aeroporto Internacional de Belém/PA

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

A Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de Belém foi criada em 19 de Agosto de 1992 pela Empresa Brasileira de Infraestrura Aeroportuária (INFRAERO) para prestar os serviços de prevenção e combate a incêndios dentro do sitio aeroportuário envolvendo aeronaves, instalações e outros. Esta atribuição era da Força Aérea Brasileira e funcionava dentro do quartel da Base Aérea de Belém.

O Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Pará, através de convênio com a INFRAERO, assumiu a Seção de Contra Incêndio nas instalações da Base Aérea até a construção do prédio atual desta SCI. Durante esse período os militares do Corpo de Bombeiros passaram por treinamentos específicos de bombeiros de aeródromo com o curso de Estagio de Adaptação de Bombeiros para Aeródromo (EABA) subsidiado pela aeronáutica e hoje subsidiado pela INFRAERO como FTBA – Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromo.

Fonte: https://www.bombeiros.pa.gov.br/unidades/1o-sbm-imnfraero/

SESCINC do Aeroporto de Marabá/PA

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

O Aeroporto de Marabá – João Corrêa da Rocha, código MAB, realiza importante papel na integração regional e nacional ligando Marabá direto com as principais cidades do Pará, bem como, às capitais brasileiras. Este por sua vez, encontra-se localizado na Rodovia Transamazônica, Km 1,5, S/N – Amapá, Marabá – PA, 68502-290.

Embora opere somente voos domésticos, é um dos aeroportos mais movimentados da região Norte do Brasil, e também um dos que mais crescem em número de passageiros.

Em se tratando de uma exigência regulamentar para o funcionamento do aeroporto é que se criou a SCI- Seção Contra Incêndio. Esta, pois, foi a 2ª a ser estruturada no Estado, a qual levou o nome de 2ª SBM/I- 2ª Seção Bombeiro Militar/ Independente, desde 1985, ano de sua criação e se encontra localizada no interior das dependências da Infraero/ Aeroporto de Marabá, e tem como objetivo principal o combate a incêndio de qualquer natureza, mas, sobretudo, o combate a incêndio em aeronaves, as quais realizam pouso e decolagem nesta cidade.

Fonte: https://www.bombeiros.pa.gov.br/unidades/2a-secao-bombeiro-militar-independente/

SESCINC do Aeroporto de Santarém/PA

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

A 4ª seção Bombeiros Militar, 4ªSBM, está situada no aeroporto do município de Santarém, distante cerca de 1000 quilômetros da cidade de Belém, da capital do estado do Pará.

Com a criação do aeroporto de Santarém, em 31 de março de 1977, sentiu-se a necessidade da implantação de uma segurança especializa em acidentes aeronáuticos, de início foi criado no aeroporto de Santarém o serviço voluntário de combate a incêndio e emergência, formados militares do corpo de bombeiros e funcionários civis da Infraero, após o estabelecimento do convênio entre governo do estado e a empresa brasileira de infraestrutura aeroportuária (Infraero), essa responsabilidade passa toda para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através da seção contra incêndio do aeroporto de Santarém, formado apenas por Bombeiros oriundos da Capital.

A SCI/I foi implantada nas dependências do aeroporto de Santarém vindo oriundo do 3º BPM, no ano de 1990, ocorreu a separação da corporação polícia militar e Bombeiro militar, ficando como o quartel dos Bombeiros no município de Santarém apenas a SCI/I, com a inauguração do quartel 4º GBM, parte do efetivo da SCI sai para formar o efetivo de Bombeiros urbanos sob o comando do então Sr 2º Ten QOBM Fonseca.

No ano de 2007, através de decreto do governo do estado ocorreu a mudança na denominação SCI/I para atual 4ª Seção Bombeiro Militar, passando a ter sua autonomia administrativa própria, saindo da subordinação do Comando do 4º GBM.

Fonte: https://www.bombeiros.pa.gov.br/unidades/4o-sbm-infraero-santarem/