SCI, Posto Principal e PACI da Região Sul

SCI da Base Aérea de Santa Maria (BASM)

A BASM tem origem em 1921, quando a antiga Aviação Militar o Exército Brasileiro criou um campo de aviação na região. Em 1944, em função da segunda guerra mundial, o aeródromo de Santa Maria foi construído com auxílio de Unidades de Engenharia do Exército dos EUA, em terras desapropriadas no distrito de Camobi. Em 18 de dezembro de 1970, foi criado o Núcleo de Base Aérea e, em 15 de outubro de 1971, a BASM foi inaugurada, sendo este considerado o ano de sua fundação.

Inicialmente, a Seção Contra Incêndio foi instalada na edificação que hoje é utilizada pelo Esquadrão SAR. Atualmente, os bombeiros ocupam uma SCI especificamente construída em 2009 pela DIRENG (atual DIRINFRA) especificamente para este fim.

Fontes:

https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2020/12/28/base-aerea-de-santa-maria/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Base_A%C3%A9rea_de_Santa_Maria

SCI da Base Aérea de Canoas (BACO)

As origens da Base Aérea de Canoas (BACO) remontam ao ano de 1933, quando foi ativado o 3º Regimento de Aviação da Aviação Militar do Exército, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Em 2 de outubro de 1934, o 3º RAv foi transferido para o povoado de Canoas, à época distrito da cidade de Gravataí. A preparação da área aonde se instalaria o 3º RAv ficou a cargo da 3º Cia. Preparatória de Terrenos, com base em Porto Alegre. O 3º RAv transferiu-se para Canoas no dia 5 de agosto de 1937, ocupando uma área onde hoje encontram-se as instalações do V COMAR.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira em 1941, os equipamentos e pessoal das Aviações Militar e Naval foram transferidas para a FAB. Assim, no dia 22 de maio de 1941, é criada a Base Aérea de Porto Alegre, a qual teve sua substituição alterada, em 21 de agosto de 1944, para Base Aérea de Canoas.

A primeira SCI da BACO foi utilizada pelos bombeiros até o início de 2009, quando a construção da nova SCI foi concluída. Entretanto, somente no final do primeiro semestre de 2009 foi que ocorreu a mudança dos bombeiros para as novas instalações.

Autor: Rudnei Dias da Cunha

Fonte: https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2020/12/28/base-aerea-de-canoas/#:~:text=As%20origens%20da%20Base%20A%C3%A9rea,distrito%20da%20cidade%20de%20Gravata%C3%AD.

SCI do Aeroporto de Joinville/SC

Em 1964, o Poder Executivo do município é autorizado a doar ao então Ministério da Aeronáutica uma área de terras localizada na zona norte de Joinville para a construção do Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola. O primeiro terminal de passageiros foi inaugurado em 23 de julho de 1972, chamado então de Terminal de Passageiros do Cubatão. Em 7 de janeiro de 1974 a Infraero passa a administrar o Aeroporto de Joinville e várias reformas são feitas procurando atender à demanda crescente de passageiros.

Em 1985 foi construída a SCI e a atividade de salvamento e combate a incêndio no aeródromo começou a ser desempenhada por bombeiros orgânicos da própria Infraero.

Em 1994, mediante convênio com a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, o Pelotão de Paramédicos do 8º BPM de Joinville assumiu as atividades de salvamento e combate a incêndio no aeroporto. Nesse mesmo ano, a Infraero ampliou as instalações da SCI.

Em 1999, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina assumiu as atividades de salvamento e combate a incêndio no aeroporto.

Em 2010, a atividade de salvamento e combate a incêndio passou a ser executada por bombeiros civis de empresas terceirizadas licitadas pela Infraero.

Em maio de 2015, a atividade passou a ser executada pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), que permaneceu até 09/03/2022, quando o convênio foi encerrado por iniciativa da Infraero, devido ao fato de o aeroporto ter sido privatizado e o novo operador aeroportuário, o Grupo CCR, ter optado novamente pela terceirização do serviço de bombeiro.

Vale destacar que o Aeroporto de Joinville foi o primeiro do Brasil a ter o serviço de salvamento e combate a incêndio administrado e executado por uma corporação voluntária. E essa atuação foi reconhecida pela própria Infraero como uma das mais eficientes do país.

Colaboração: Vanio Cesar Mattei

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Joinville

https://www.cbvj.org.br/blog/cbvj-encerra-atividades-no-aeroporto-de-joinville/

Mapa do Site