O Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes foi inaugurado em 26 de março de 1976, em cerimônia presidida pelo então presidente da República Ernesto Geisel. A Infraero, que realizou a sua construção, ficou incumbida por sua administração técnica e operacional. Ele foi o primeiro aeroporto da Rede Infraero a ter pontes de embarque e todo sistema automatizado, fazendo com que se tornasse o mais moderno do país na época de sua inauguração.
No dia 7 de abril de 2021 o Aeroporto Internacional de Manaus foi concedido à iniciativa privada por intermédio de um leilão. O grupo francês Vinci Airports ganhou o direito de administra-lo pelos próximos 30 anos, juntamente com outros seis aeroportos da região Norte: Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM) e Tefé (AM).
Desde o início de sua operação, o SESCINC do aeroporto é operado por militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas. Após a privatização ocorrida em 2021, a Vinci Airports manteve o Corpo de Bombeiros operando o SESCINC.